quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dinâmicas


Dinâmica : A familia ideal




Destinatários: grupos de jovens que se reúnem a algum tempo.

Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé , amizade, amor.

Desenvolvimento:
1- O animador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e, colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica.
A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizam-se em conjunto (duas equipes se unem).
2- O animador vai propondo as equipes as diferentes provas:
a) A família que chegar primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.
b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para a preparação desta prova.
c) A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe o coração da Cooperação.
d) A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão.
e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.
f) As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mistermais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar.
g) As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.
h) As famílias (as mesmas) que apresentarem o melhor “slogan” pela igreja, recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.
3- Em equipe avalia-se a experiência:
. Para que serviu a dinâmica ?
. Como cada um se sentiu durante o exercício ?
. Como foi a participação de sua equipe ?
4- As respostas são comentadas em plenário e, a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.
. De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo ?
. Que podemos fazer para que haja mais integração ?







Dinâmica : Adorno




Para o tema vestuário e adornos... fiz dois bonequinhos: Uma menina e um menino de papel (um casal por equipe)... selecionei passagens bíblica que falam de vestuários...

Então falava assim:
Jesus usava um .... , provavelmente muito belo, Mt. 9:20.

Quem completasse antes com a palavra MANTO... (sem olhar na bíblia) ganhava uma peça de roupa para o boneco... (sapatos, saia, calça, camisa, paletó, gravata...) quem vestisse o "boneco" antes era o campeão!

Fiz roupas adequadas com nossos costumes... aproveitando a oportunidade pra mostrar como vestir-se para ir à Igreja.



Dinâmica : Amigo de verdade




Convide para ir a frente duas ou três pessoas. Peça que cada uma delas chame afrente um amigo. Peça que alguem da equipe jovem leve os amigos para uma outra sala. Enquanto isso você explica a brincadeira para a igreja.
Os que ficaram deverão escolher alguma atividade para os amigos realizarem. Vale qualquer coisa,cantar,contar história,falar os dez mandamentos. Mas o legal mesmo é você fazer eles serem maliciosos e darem atividades dificeis. Depois que todos fizerem suas escolhas mande chamar os amigos. Explique para os amigos o que aconteceu.Com certeza eles irão ficar bem assustados.Mas é ai que a brincadeira começa. Você diz que como a amizade deles è tão grande eles podem ir sentar em seus lugares, pois como seus amigos são amigos de verdade vão realizar as atividades por eles.Vai ser uma surpresa geral.È bem divertido.

Dinâmica : Árvore da Vida,Árvore da Morte




Objetivo: Refletir sobre os sinais de vida e morte no bairro, na comunidade, na família, no grupo de jovens.

Material: um galho de árvore seca, um galho de árvore verde, caneta ou pincel e pedaços de papel.

Desenvolvimento: Em pequenos grupos descobrir os sinais de vida e morte que existem no bairro, na família. Depois, diante da árvore seca e verde vão explicando para o grupo o que escreveram e penduraram na árvore.

Variação: Podem-se separar atitudes que nos levam à vida ou à morte nos relacionamentos ou ainda, com a natureza.

Dinâmica : Caim e Abel




É simples, você reuni a turma, quando você falar caim todos devem abaixar quando você falar abel, todos devem se assentar.




Dinâmica : Descubra o versículo


Chame 8 pessoas na frente e divida em dois grupos de 4 pessaos
Cada grupo escolhe um versículo da bíblia e divide em quatro partes,(uma para cada representante do grupo). Então, ao sinal, todos os representantes do primeiro grupo, dirãom suas partes ao mesmo tempo, e os do segundo grupo terão que descobrir qual é o versículo. E assim o segundo grupo por sua vez.


10 comentários:

  1. bom de masssssssss e simples e proveitoso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante,
    que sempre tenha mais e mais dinâmicas,
    para nos ajudar nas programações....

    ResponderExcluir
  3. legal estou precisando de ideias pra animar o pequeno grupo de jovens

    ResponderExcluir
  4. muito bommmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. muito legal massa ded mais

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, e divertido.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal amei o meu grupo ficou com u versiculo bem-aventurado e aqueles que lavam suas roupas pois terao o direito de entra pelos portoes e comer da fruta da arvore da vida apocalipesse

    ResponderExcluir