sábado, 7 de abril de 2012

A Trindade


A TRINDADE.




TEMA: A unidade de Deus.

PROPÓSITO: Compreensão dos diferentes papéis da Trindade.

TEXTO: Mt 28:19.

TESE: Nós precisamos compreender a importância da unidade na Trindade.



INTRODUÇÃO



A Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, operam juntos em favor dos seres humanos. Os três estão unidos na tarefa de tornar a igreja na terra como a igreja no Céu. Colocam os recursos do Céu à disposição daqueles que os apreciarão e partilharão esses tesouros espirituais, multiplicando-os pelo uso que deles fazem para a glória de Deus. Cada esforço diligente para progredir, acrescenta os dons que temos. Os poderes do Céu operam com os seres humanos no plano da multiplicação. A Trindade, ama a cada um de nós e mesmo depois da entrada do pecado a este mundo, Eles não nos abandonaram.

Muitos tem negado conhecer a Deus, estudar a Sua palavra, dizendo que já conhecem tudo e que são donos da verdade. Porém existe ai um grande perigo que é o orgulho e autoconfiança não reconhecendo a existência do Deus criador, salvador e mantenedor de todas as coisas.









ILUSTRAÇÃO



“Corria o ano de 1912. Todas as atenções estavam voltadas para a inauguração do maior transatlântico construído até então, com 46 mil toneladas e 260 metros de comprimento: o famoso Titanic. Só para se ter uma idéia, em pé, o navio teria a altura de um prédio de dez andares e chegou a ser apelidado de o “insubmergível”.

Mas a viagem inaugural, com saída da Inglaterra e chegada (jamais concretizada) aos Estados Unidos, foi, na verdade, um dos maiores desastres do século. Em meio ao oceano atlântico, no dia 15 de abril, o “insubmergível” acabou esbarrando em um bloco de gelo e afundando em apenas duas horas e quarenta minutos. Dos 2.228 passageiros a bordo, 1.523 morreram”. [1]

Algumas pessoas naquela época chegaram a dizer: “nem deus afunda o Titanic”.

Devido a tanto orgulho, presunção e petulância de algumas pessoas que colocam toda honra e glória para si quando algo fantástico é descoberto, criado e inventado pelo homem, o Titanic infelizmente passou por essa terrível experiência causando a morte de muitos inocentes.



I- PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO COMO UNIDADE.



Sendo o Deus Pai, o Deus Filho, e o Deus Espírito Santo três seres separados e distintos, são contudo um em natureza, caráter e propósito, operando em tão estreita relação como se fossem um.

Em João 10:30 o próprio Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”.

A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos, não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um.



II- Deus o PAI.

A divindade foi tomada de piedade pela raça caída, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo entregaram-se à operação do plano da redenção.

O Pai é a fonte, o Filho o intermediário e o Espírito o meio pelo qual a criação veio a existência. O Pai proveu e provê todas as coisas possíveis e impossíveis para a salvação do ser humano. Faz parte do caráter de Deus Sua bondade, fidelidade e salvação.



III- Deus o Filho.

          Conforme está registrado nos evangelhos, Jesus, quando Se referindo a Deus, usou a expressão “Meu Pai” cerca de cinqüenta vezes. Seus poderes divinos, Seus nomes divinos, Seu reconhecimento divino, Seu testemunho pessoal, subtendia Sua igualdade com Deus.

O Filho cumpriu todas as profecias que estavam escritas a Seus respeito







IV- DEUS, O ESPÍRITO SANTO.



Precisamos compreender que o Espírito Santo é uma pessoa tanto quanto Deus é uma pessoa. A Bíblia revela que o Espírito Santo é uma pessoa, e não uma força ou poder sobrenatural. (At 15:28), revela que os cristãos primitivos O vislumbram como uma pessoa.

Não é essencial e necessário que sejamos capazes de definir exatamente como é o Espírito Santo pois Sua natureza é um mistério que ainda será revelado. Todavia a plenitude do Espírito Santo somente pode ser concedida após Jesus ter completado Sua missão. Jesus foi a primeira pessoa a experimentar a plenitude do Espírito.



CONCLUSÃO



Quando conhecemos Jesus passamos a conhecer a Trindade. Passamos a compreender o papal de cada um em favor do homem e o desejo de que esse volte a relacionar-se com o Pai, Filho e o Espírito Santo.



APELO



Quem gostaria de nessa manhã fazer uma entrega de sua vida a Deus, para que Ele possa apresenta-se não apenas como um Deus tirano e mal como alguns dizem, mas um Deus de amor e perfeito unidos em propósito com o Filho e o Espírito Santo.





[1] Revista Adventista, CPB, abril/98, 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário