domingo, 1 de abril de 2012

O preço da vida eterna


O PREÇO DA VIDA ETERNA


INTRODUÇÃO:

Texto:  São Marcos  10:17.



Aqui encontramos a história de Cristo e de um jovem. A Bíblia diz que ele era rico, um jovem que observava a lei. Por isso o chamamos de o jovem rico. Ele ouvira falar de Cristo, ouvira o próprio Cristo pregar, viu Jesus curando enfermos, abençoando crianças, sendo amável com as pessoas, tudo isto lhe impressionou o coração, e acreditava que Jesus tinha o segredo da vida eterna.



Ele era um jovem que meditava nos temas Bíblicos – morte, eternidade, o destino da alma. Ele estava preocupado com o seu destino, e um dia encontrando a Cristo na estrada, correu, ajoelhou-se e abriu o seu coração, contou dos seus problemas e o grande problema que o preocupava. “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”





I -      O QUE FAZER PARA HERDAR A VIDA ETERNA



Nunca uma pergunta mais importante foi formulada. Há milhares de jovens nos dias de hoje que também estão preocupados com estes importantes assuntos. Hoje 74% dos jovens dizem que estão confusos, não sabem o que fazer, por onde seguir. A sociedade diz; pode fazer o que quiser, quando quiser e com quem quiser; mas a Bíblia inspirado por Deus diz; Filho, tenha cuidado, nem tudo o que a vida oferece vai ser melhor para você.



Os jovens de nossos dias também estão preocupados, eles também estão se perguntando:  Senhor, o que devo fazer para ser salvo?



Vamos tentar imaginar o Jovem e Jesus caminhando e conversando. O jovem observador da lei, com suas ricas vestimentas, linho fino, nos dias de hoje seria um lindo terno de microfibra, e o Mestre só observando-o.



Jesus pergunta:  Sabes os mandamentos?  Senhor, quer que eu diga de cor? Aliás, cresci num lar cristão, meus pais me ensinaram desde pequeno a decorar os mandamentos e outros versos da Bíblia, não roubo, não mato, vou à igreja, canto no coral da igreja, vivo uma vida pura, mas há uma coisa que me falta. Não tenho a vida eterna garantida. Se eu morresse hoje não estaria salvo.  Senhor, por favor, me ajuda, o que me falta!



Jesus estava diante de um jovem sincero, de talentos. Ao olharmos para esta história este moço estava no caminho certo, tinha tudo para um futuro fantástico, fazia tudo certinho, e mais ainda; era rico e influente. Tudo o que muita gente deseja.



Este moço poderia Ter sido um dos grandes líderes da igreja, poderia Ter um livro do Novo Testamento com o seu nome, mas faltava-lhe algo, e Jesus sabia o que.



Querido amigo, se está faltando alguma coisa na tua vida, Jesus sabe o que é, portanto deixa que Ele o ajude neste momento.



II -    BUSCAI-O AGORA



Um jovem entrou no escritório de um pastor, com o rosto preocupado, e disse: Pastor, eu venho a igreja em todas as reuniões, participo ativamente das atividades da minha igreja, sou líder dos jovens, mas sinto que falta algo na minha vida. Não me sinto completo, o que preciso fazer!



  O Pastor lembrou da história de Jesus com um outro jovem, o dilema era o mesmo. Os jovens são sinceros, mas muitas vezes não buscam as respostas no lugar certo.



  O jovem rico lança uma outra pergunta para Jesus:  Mestre; o que me falta ainda?  E Jesus olhando para ele com carinho, com amor disse:  Filho, “só te falta uma coisa, vai, vende tudo o que tem, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; então vem, e segue-Me.” Mc.10:21.



Percebam a maneira como Jesus tratou este jovem, tratou com carinho, com amor, mostrou compreensão, aqui está o segredo do grande poder de Jesus sobre a nossa vida. Ele amava, Ele ama as pessoas, Ele ama você. Ele compreende as lutas que vão dentro do seu coração, Ele sabe se você se sente neste momento perdido, confuso, triste, sabe os desejos e anseios que você possui, e está pronto para ajudá-lo como esteve pronto para ajudar o jovem rico a dois mil anos atrás.



Cristo sabia o que faltava para ele, mas queria ele descobrisse, faltava-lhe somente uma coisa; vai, vende tudo.... Falta-lhe o amor de Deus na alma, amava a si mesmo, os amigos. Queria a vida eterna mas iludia a si mesmo. Pensou que havia observado os mandamentos, mas não o fizera.



Cristo pede que o jovem abandone apenas aquilo que estava entre ele e seu senhor, aquilo que estava sendo a sua ruína. Querido amigo, Cristo pede que você neste momento abandone aquilo que ainda está fazendo separação entre você e Deus.  Talvez seja o egoísmo, a mentira, filmes, vídeos. O tesouro deste jovem estava nesta terra, preocupava-se muito com a sua posição. Como vou vender tudo e me identificar com os pobres, incultos pescadores cristãos que são odiados, desprezados. O orgulho o destruiu.



Esta pode ser a razão da nossa queda. Tudo o que nos absorve nesta vida e exclui a Deus, seja amizade, prazer, hábitos, um ídolo, tudo isto precisa ser entregue, se quisermos Ter a segurança da vida eterna. O que acontece com os jovens e com todos os filhos de Deus, é que nos encantamos com os prazeres e amizades deste mundo.  Nossas atividades no dia-a-dia nos distanciam de Deus. Podemos Ter sido criados num lar muito cristão, podemos cumprir legalmente todos os requisitos e princípios, mas se o amor a Deus não estiver em primeiro lugar, vai continuar faltando alguma coisa em nossa vida.



O problema deste jovem era a riqueza, o seu problema pode ser outro.  A tragédia da vida era que faltava somente uma coisa, em tudo o mais sua vida era correta.  Um falso traço de caráter, uma inclinação pecaminosa por longo tempo cultivada, pode tornar-nos indiferentes à virtude do evangelho...



III -   ENTREGA COMPLETA



          Enquanto Cristo conversava com este moço, esperava que ele cedesse ao convite do Espírito Santo. O jovem rico não quis renunciar ao tesouro terrestre, que era visível, pelo celestial, que não podia ver, era arriscar demais. Recusou o oferecimento da vida eterna e foi embora.



Milhares estão passando por essa prova, pesando Cristo contra o mundo, e muitos são os que escolhem a vida com tudo o que ela oferece. Você já pensou o que significa dizer não para Jesus?



Os bens, as riquezas que foram confiadas para o jovem, devia ele demonstrar ser um fiel mordomo, devia servir-se desses bens para benefício dos necessitados. Assim Deus hoje deposita bens, riquezas aos homens, para que sejam instrumentos Seus em ajudar aos necessitados.



  “Para os que, como o jovem príncipe, ocupam altas posições de confiança e tem grandes riquezas, talvez se afigure demasiado grande o sacrifício de abandonar tudo a fim de seguir a Cristo. Mas esta é a regra de conduta para todos quantos se quiserem tornar Seus discípulos. Coisa alguma menos que obediência pode ser aceita. A entrega do próprio eu é a essência dos ensinos de Cristo.”  Dtn 386-388.



Salmo 37:5  -  “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”.  Está você disposto a fazer isto agora? 

Pense no que significa entregar tudo e seguir a Cristo.





CONCLUSÃO



As decisões que fazemos demonstram se queremos a vida eterna ou não. A pergunta de Jesus para você nesta hora, não é se você é batizado ou não. Se vai a igreja ou ora. A pergunta é:  Encontrou você a Jesus Cristo? Está  disposto a tomar a Sua cruz e seguí-lo?



Escolher as riquezas desta vida significaram destruição para o jovem rico, não estava disposto a pagar o preço da vida eterna, pois isto requer obediência ao Senhor, requer que eu entregue a minha vida em Suas mãos. “Filho meu dá-me o teu coração”.



Aceite o convite de Deus, Ele o ama muito, não valorize o pouco que tens nesta terra, mas tente contemplar o que está sendo reservado para você na eternidade. Não vale a pena trocar um pouco nesta terra, por muito na eternidade.



Tenha a certeza de hoje você entendeu o que precisa fazer para herdar a vida eterna, e saia deste lugar com a certeza que teve um encontro com Deus.




Um comentário: