sábado, 26 de agosto de 2017

📕SALMO 099/150📕

(Reflexões para Viver)

O salmo 99 repete o mesmo início que os salmos 93 e 97 *“JEOVÁ REINA”*. Mais uma vez o salmista nos alerta sobre a necessidade de estarmos firmes na fé e puro de coração, para que recebamos o Reino do Eterno Deus sem a tristeza da reprovação.
Esse cântico exalta a grandeza da santidade de Deus, e por três vezes (vs. 3, 5 e 9) repete o mesmo estribilho: *“Deus é Santo”.*

🙌A santidade de Deus é ímpar, excepcional e estrondosamente indescritível... A linguagem humana se prende em apenas algumas simples descrições, o que já é suficiente para causar espanto, temor e tremor em todo ser mortal. O salmista tem uma visão magnífica do Trono e de Sua Majestade, o Senhor todo Poderoso. Não há quem não trema diante de tanto poder, não há quem não O admire diante de tanta glória, não há quem não O ame diante de tanta graça. No início do cântico, nos versos de 1 a 5 o poeta diz:
*👉“O SENHOR reina! As nações tremem! O seu trono é sustentado pelos querubins; a terra será abalada! Grande é o SENHOR em Sião! (...) Ele é santo, e por isso devemos nos curvar até o chão diante dele.”*

🙏Devemos nos curvar e prestar continência àquele que merece todo louvor e toda honra.  
Nos versos 6 a 9, o salmista lança mão de alguns exemplos, de homens que obedeceram a Deus e tiveram suas orações respondidas. O salmista fala dos sacerdotes que foram obedientes a Deus, ele cita Moisés, Arão e Samuel. É importante observar que, Moisés não era sacerdote de ofício, mas pela sua função e pela sua dedicação na causa de Deus, o Senhor o elegeu sacerdote, assim como elegerá a todos que fizeram de suas vidas, uma vida em prol da obra da Salvação. Assim ele escreveu:
*👉“...e eles obedeciam aos seus mandamentos e às ordens que ele lhes dava. O SENHOR, o nosso Deus, respondeu aos pedidos que esses homens fizeram em favor do povo...”.*

🙏Não existe oração respondida para desobedientes, se Deus respondesse as orações dos rebeldes, estaria presenteando a maldade com joias de ouro para depois serem lançadas à lama.

🙏O Senhor é santo em seu trono, é grande em Sião e poderoso entre as nações. Seu oficio é salvar pecadores, e salva a todos que permitirem que Ele se assente no trono dos seus corações.
📝📝📝📝📝📝📝
(Texto: Raimundo Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário