sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sozinho?


Sozinho?

Pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho do homem para que o visites? Salmos 8:4.

D

entre os muitos males que vem afetando a nossa sociedade atual, a depressão tem sido uma das principais causas pela perda de muitas vidas preciosas. Ela foi classificada recentemente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o “mal do século” juntamente com o estresse. Esta doença psicossomática (a depressão) afeta tanto a mente quanto o corpo da pessoa que a sofre, trazendo consigo graves distúrbios emocionais.
Já dizia Aristóteles que “o homem é um animal político”, em outras palavras , é um ser social com uma necessidade básica de relacionar-se com outros indivíduos. Entretanto, em um mundo globalizado e com o avanço da tecnologia, as relações interpessoais têm se tornado cada vez mais raras sendo substituídas pelas “relações virtuais” (sites de bate-papo, etc), que são superficiais em si mesmas e carecem do gostoso calor humano. O homem de hoje vive em uma constante crise existencial.
Contudo, é importante destacar que este não é um problema apenas dos nossos dias. O salmista Davi é conhecido na Bíblia como o “homem segundo o coração de Deus”. Apesar de um título tão honroso ele também teve lutas e problemas como eu e você. Lendo a Bíblia, especialmente os Salmos, percebemos que Davi teve altos e baixos durante toda a sua vida. Por vezes, perseguido pela própria consciência e esmagado pelo peso da culpa, se sentia o mais solitário dos homens. Desprezado, rejeitado e até traído pelos próprios amigos, o Rei Davi mergulhava em um poço de tristeza (podemos chamar isso de depressão?) que imaginava talvez jamais conseguir sair. Isso não lhe parece familiar amigo? Talvez você já tenha se sentido desse jeito, sozinho. Eu já. Muita vezes me senti tão pequeno que se descuidasse, alguém poderia pisar em mim sem querer!
O Salmo 8 é um poema-hino meditativo e filosófico que apresenta a fragilidade lírica nos primeiros anos de Davi. Neste salmo desenvolve-se um sentido paradoxal em relação à existência do homem. A contemplação da magnitude da criação suscita a convicção a respeito da insignificância do homem. Os termos hebraicos denotam a origem humilde, “baixa” do homem e a fragilidade humana. Contudo, a Escritura o eleva do desprezível a uma posição de espantosa eminência (a expressão o visites, lit. significa ‘graciosamente o busques’). O Novo Testamento reinterpreta-o [Sl 8] cristologicamente (Hb 2:5-9).
Gosto de parar um pouco e admirar o céu principalmente à noite quando o reluzir das estrelas e a imensidão do espaço me fazem pensar. Davi, ao se sentir sozinho e triste, nos deu um maravilhoso exemplo do que fazer em uma situação como esta: olhar para cima! Que maravilha! Como pode um Deus tão grande importar-se com um ser tão pequeno quanto eu? De fato Deus se preocupa e se importa também com você!
Quando as nuvens da tristeza e da solidão pairarem sobre ti saiba que Ele o visita. Mas lembre-se, olhe para o alto com fé e entenderá que acima das nuvens o “Sol da Justiça” continua brilhando, pronto para iluminar novamente a sua vida. Que o Senhor te abençoe e lhe conceda a paz!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário