segunda-feira, 14 de maio de 2012

Saiba quais os alimentos do sono

Conheça os alimentos do sono

Como vai seu sono? Tem acordado com muito bom humor e disposição? Sabia que a alimentação contribui para uma boa noite de repouso? De acordo com o nutricionista Ricardo Vargas, para se ter uma boa noite de sono além de cuidar da alimentação é necessário reavaliar o estilo de vida.
Conheça os alimentos do sono e veja algumas dicas para uma boa noite de descanso:
- A alimentação no período noturno deve ser leve. A última refeição deve ser no horário mais próximo do pôr-do-sol. Não deixe para fazer sua refeição momentos antes de ir dormir. Como o metabolismo desacelera ao longo do dia, a digestão no período noturno se torna lenta.
- Durante a noite ingira alimentos pobres em proteínas, pois enquanto dormimos não temos uma demanda de proteínas para a construção de músculo. Procure também ingerir uma alimentação rica em fibras, pois a serotonina, um hormônio considerado do bem estar, é produzido nas horas antes da meia noite. Uma alimentação rica em alimentos refinados compromete a produção de serotonina em quantidade suficiente.
- A serotonina é produzida através de um aminoácido chamado triptofano. Procure ingerir, principalmente no fim do dia, alimentos como castanha de caju, castanha-do- Pará, avelã, arroz integral e espinafre.
- Desligue a televisão antes do horário de dormir. Os fótons luminosos que são emitidos pela televisão podem destruir uma substância que vai se acumulando desde o horário do pôr- do- sol que é a melatonina. Se a melatonina for destruída, dificilmente você vai sentir o sono necessário para ir para a cama. É preciso que a melatonina esteja em altas concentrações para que você deite, durma e tenha um sono reparador.
- A prática de atividade física durante o dia aumenta as chances de uma boa noite de sono. Durante o exercício você libera hormônios importantes como a endorfina, que além de melhorar o estado do humor, também relaxa a musculatura e contribui para um sono reparador no período noturno.
- Lembre-se do ditado antigo que dizia que nossas avós iam dormir no mesmo horário que as galinhas e acordavam junto com o galo, ou seja, eles dormiam muito cedo e também acordavam cedo.
- Quando você não dorme bem, aumentam os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Você precisa do cortisol e não vive sem ele, mas níveis elevados na corrente sanguínea favorecem uma vida mais estressante e o aparecimento da depressão. O excesso de cortisol também deprime o sistema imunológico e pode favorecer o aparecimento de doenças como câncer, diabetes, obesidade, doenças relacionadas ao sistema cardiorrespiratório entre outras.
- Deus deixou a noite para que os homens descansassem e o sábado como dia de repouso. A ciência já chegou à conclusão de que em todo o sábado o organismo se regenera de toda uma semana de vida e se prepara para uma nova semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário